A 16 de fevereiro de 2025 celebrou-se o centenário de Carlos Paredes, figura ímpar da música portuguesa e universal. Compositor e intérprete virtuoso, era também um humanista de uma bondade desarmante, recorda Luísa Amaro, sua companheira de vida e palco.
Amplamente considerado como um dos mais importantes e influentes artistas do século XX, um génio e poeta da guitarra portuguesa, que se destacou, tanto pela sua mestria técnica, como pelo seu talento como compositor, Carlos Paredes é responsável por um repertório original que levou ao mais alto nível as possibilidades expressivas da guitarra portuguesa e que contribuiu para a popularização deste instrumento junto de vastas audiências.
O concerto de homenagem a Carlos Paredes, no Convento São Francisco, conta com os músicos convidados: Carlos Alberto Moniz, Ana Telles, Inês Vaz, Gonçalo Lopes, Simão Mota, Mafalda Lemos, Luísa Amaro, Alma Menor: Tiago Morais e Tiago Marques, Mário Laginha, Miguel Amaral.
Mais informações e compra de bilhetes aqui.
Fotos gentilmente cedidas por Garry Derbedrossian (instagram).
Alma Menor estará presente no Yerevan Music Week em Erevã, na Arménia, que decorrerá entre os dias 17 e 23 de Setembro 2025.
Iremos apresentar pela primeira vez ao vivo as músicas do novo EP.
Como parte do programa, também participaremos nos eventos relacionados:
Workshop de música tradicional portuguesa
Jam session do European Folk Day
Painel sobre a importância dos festivais internacionais
Com o apoio da GDA - Fundação GDA.
O concerto comemorativo do Centenário Carlos Paredes tem lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 16 de fevereiro de 2025, às 18h e integra a iniciativa Música na Universidade de Lisboa.
Entrada Livre, limitada à lotação do espaço.
O concerto comemorativo do Centenário Carlos Paredes conta com os músicos convidados: Ana Telles, Banda de Música Bombeiros de Torres Vedras, Carlos Alberto Moniz, Garota Não, Gonçalo Lopes, Inês Vaz, Joana Bagulho, Luisa Amaro, Mafalda Lemos, Gonçalo Lopes, Mário Laginha, Miguel Amaral, Simão Mota, Alma Menor: Tiago Morais e Tiago Marques, Rumos Ensemble: João Vasco, Anne Vitorino d’Almeida, Luís Gomes.
Mais informações aqui.
Video do nosso novo tema Canto de Atenor, extraído do EP CAPÍTULO I - RAÍZES DE XISTO, gravado e produzido por Luís Fernandes, em Ferreira do Zêzere.
Ficha técnica:
Luís Fernandes: vídeo.
O trabalho conta com 3 temas inéditos, gravados em 2024 entre a Maia e Almada, e representa uma evolução na composição e interpretação do duo.
RAÍZES DE XISTO pega nas bases lançadas com o primeiro álbum de Alma Menor, EM TONS DE AGUARELA, e leva o trabalho de fusão para um patamar onde a categorização da música por estilos ou géneros se despe de sentido, para se tornar algo impossível de rotular, algures encontrado entre o jazz, a fusão, o ethno, a música clássica: em suma, a música do mundo.
Um trabalho único a todos os níveis que levou o seu tempo a amadurecer e florescer, com paixão pela música e dedicação.
Ficha técnica:
Tiago Morais: gaita-de-foles, fotografia
Tiago Marques: acordeão, gravação, edição, arte gráfica, mistura e masterização (restantes faixas)
Rúben Monteiro (West Wave Studios): mistura e masterização (Porta 118)
Luís Fernandes: vídeo
Video do nosso novo tema Porta 118, extraído do EP CAPÍTULO I - RAÍZES DE XISTO, gravado e produzido por Luís Fernandes, em Ferreira do Zêzere.
Ficha técnica:
Luís Fernandes: vídeo.